Bom Dia! Botelhos, terça-feira 19 de março de 2024

Sao_Goncalo
Horta_Comunitaria_-_Sao_Goncalo_002
Horta_Comunitaria_-_Sao_Goncalo_001

Situado no alto de um morro, a 900m acima do nível do mar, o distrito de São Gonçalo está a 15km da sede do Município.

Através de doações de fazendeiros, construiu-se a capela, que se localiza no centro da praça, destinada ao culto dos fiéis e cujo protetor é São Gonçalo. Esse povoado data de 1.915, época do governo do Cel. Virgílio Silva, que aproveitou as doações ao patrimônio feitas pelos fazendeiros José Silvério, Maria Silveira de Jesus e João Ignez Damaceno e mandou levantar a planta e o plano para as edificações, instalando água potável no centro da praça de modo a facilitar o rápido desenvolvimento do povoado.

O então vigário da paróquia de Botelhos, Padre Celso Para, rezou a primeira missa na capela de São Gonçalo, em 1.945. No mesmo ano, nos dias 17 e 18 de agosto, São Gonçalo recebeu a visita de Dom Ranulpho da Silva Farias, bispo desta Diocese.

O Sr. João Ignez Damaceno foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da localidade, juntamente com os senhores Olyntho Paulino da Costa, Ângelo Giudice, João Luiz da Silveira e inúmeros outros fazendeiros.

São Gonçalo foi elevado à categoria de Distrito, em 8 de outubro de 1.982, passando assim a receber melhorias da Prefeitura de Botelhos, como água tratada, calçamento, iluminação, recepção, transmissão telefônica, entre outros.

Texto retirado do livro “Botelhos Patrimônio Histórico e Cultural”