Bom Dia! Botelhos, sexta-feira 29 de março de 2024

Campanha contra a Dengue Imprimir E-mail
Sex, 05 de Março de 2010 10:02

O Departamento Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, alerta os moradores de Botelhos quanto à temporada de chuvas.

É necessário que a população intensifique as ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor da doença, evitando deixar em casa ou no quintal, qualquer objeto que possa acumular água.

Vamos evitar que a Dengue se espalhe por nossa cidade! Para tirar dúvidas ou obter mais informações vá à Coordenadoria de Epidemiologia, situada à Rua João Pedro Anunciação, 227 ou ligue para 3741-1717.

Colabore! Faça a sua parte!

DENGUE

O que saber e o que fazer

Dengue

O que é a Dengue?

A Dengue é uma doença muito perigosa, causada por um vírus, e transmitida pela picada do pernilongo Aedes Aegypti, mais conhecido como o Mosquito da Dengue. Ele coloca seus ovos em locais e objetos que contenham água limpa e parada.

Somente o mosquito da Dengue é que transmite a doença. Ou seja, não se pega Dengue por contato direto com uma pessoa doente ou de suas secreções, nem por meio de alimentos.

Porque é importante acabar de vez com o mosquito da Dengue?

O Aedes Aegypti (Mosquito da Dengue) é um pernilongo que pica as pessoas durante o dia. Ele põe seus ovos em pequenos objetos ou locais com água limpa e parada, como em vasos de plantas e flores, pneus, latas, latões, garrafas, caixas d’água, cisternas e outros recipientes que possam acumular água, dentro ou nas proximidades das casas.

É comum encontrarmos focos do pernilongo em oficinas, borracharias e depósitos de ferro velho, quando os pneus e sucatas ficam expostos à chuva.

Quais são os sintomas da Dengue?

Os sintomas mais comuns são febre alta, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

Qual é o tratamento?

Não há vacina ou tratamento específico para a Dengue. Por isso, o melhor remédio é a prevenção.

É aqui que mora o perigo!

Evite deixar em sua casa objetos que possam acumular água;

Não deixe água parada nos vasos de plantas, principalmente no cemitério;

Livre-se dos pneus que você não usa. Se não puder jogá-los fora, mantenha-os sempre cobertos;

Mantenha as garrafas vazias sempre de boca para baixo;

Caixas d’água, tambores e cisternas devem estar sempre tampados;

Não jogue lixo em terrenos baldios.

LEMBRE-SE: É necessário a participação de todos no combate à Dengue.

Departamento Municipal de Saúde - Coordenadoria de Epidemiologia