Boa Noite! Botelhos, sábado 17 de novembro de 2018

Departamentos Municipais
Departamento Municipal de Assistência Social Imprimir E-mail

Responsável: Aline Alves de Deus - Diretora do DMAS

O que faz o Departamento de Assistência Social?

O Departamento Municipal de Assistência Social tem como finalidade coordenar e executar as políticas públicas de assistência social no município, com vistas à execução de serviços, programas e projetos de inclusão e desenvolvimento social, além de promover as ações para assegurar, àqueles que se encontram em situação de risco, o direito à cidadania e à qualificação para o trabalho.

O que é o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS?

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O CRAS está localizado na Rua Odete Trezza,122. Telefone: (35) 3741-2606.

Quais as funções do CRAS?

Representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

Nesse sentido, destacam-se como principais funções do CRAS:

· Ofertar o serviço PAIF e outros serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social;

· Articular e fortalecer a rede de Proteção Social Básica local,

· Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

Projeto Elo

O Projeto Elo foi criado em 09 de maio de 2011 e atente atualmente 80 crianças e adolescentes de 06 a 12 anos de idade. No Projeto Elo são oferecidas atividades esportivas, cultura e lazer, além de oficinas de aprendizado. O Projeto está localizado na Rua Adornírio Gonçalves, 24, e funciona de segunda a sexta-feira das 07 às 17horas. Telefone: (35)3741-1740.

Projeto Resgate da Cidadania

O Projeto Resgate da Cidadania foi criado em 14 de março de 2003, através da Lei 1.370/2003. Atualmente, atende 50 crianças e adolescentes e oferece atividades esportivas, cultura e lazer, além de oficinas de aprendizado. O Projeto está localizado na Rua Romão Siqueira, 11, e funciona de segunda a sexta-feira das 07 às 17 horas. Telefone: (35) 3741-2281.

Conselho Tutelar do Direito da Criança e do Adolescente

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Conta com um conselho composto por cinco membros, eleitos pela comunidade local. O mandato é de 4 anos, permitida a reeleição.

Atribuições:

O Conselho tem as seguintes funções:

· Atender a crianças e adolescentes;

· Aconselhar pais ou representantes;

· Requisitar a execução de serviços públicos nas áreas de educação, previdência, saúde, serviço social, segurança, trabalho, entre outros;

· Realizar encaminhamentos à autoridade judiciária e providenciar a medida estabelecida;

· Expedir notificações;

· Requisitar certidões de nascimento e de óbito de crianças e adolescentes.

Denúncias:

A população pode acionar o Conselho Tutelar quando tiver suspeita ou confirmação de casos de agressão física e/ou psicológica a crianças e adolescentes; ausências ou evasão escolar e quaisquer outras violações de direitos.

A sede é estabelecida na Rua João Pedro Anunciação,157. Os atendimentos são prestados de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 18:00 horas e através do telefone (35) 3741-1200.

Grupo de Bem com a Vida -Terceira Idade

O grupo foi criado com o objetivo de assegurar os direitos sociais dos idosos, proporcionando momentos de cultura, lazer e oficinas de aprendizados, visando à conscientização do idoso quanto a sua utilidade para a sociedade e para a sua família. Está situado na Rua Dr. Guilherme Bolzan, 379.