Boa Tarde! Botelhos, segunda-feira 22 de janeiro de 2018

Departamentos Municipais
Departamento Municipal de Assistência Social Imprimir E-mail

Responsável: Aline Alves de Deus - Diretora do DMAS

O que faz a Departamento de Assistência Social?

O DepartamentoMunicipal de Assistência Social é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Botelhos- MG.

Desenvolvemos programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e a  população num todo.

O que é o Centro de Referência em Assistência Social?
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Serviços ofertados pelo CRAS?

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

O Centro de Referência em Assistência Social está localizado à Rua Odete Trezza, nº 122, Centro. O funcionamento geral do CRAS acontece de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas, e através do telefone (35) 3741-2606.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Conta com um conselho composto por cinco membros, eleitos pela comunidade local. O mandato é de 4 anos, permitida a reeleição.

O Conselho tem as seguintes funções:

• Atender a crianças e adolescentes;
  • Aconselhar pais ou representantes;
  • Requisitar a execução de serviços públicos nas áreas de educação, previdência, saúde, serviço social, segurança, trabalho, entre outros;
  • Realizar encaminhamentos à autoridade judiciária e providenciar a medida estabelecida;
  • Expedir notificações;
  • Requisitar certidões de nascimento e de óbito de crianças e adolescentes.
  •  Denúncias

A população pode acionar o Conselho Tutelar quando tiver suspeita ou confirmação de casos de agressão física e/ou psicológica a crianças e adolescentes; ausências ou evasão escolar e quaisquer outras violações de direitos.

A sede estabelecida à Rua Inalda Xavier Lopes, nº 900. Os atendimentos são prestados de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 18:00 horas e através do telefone (35) 3741-1200.

Projeto Elo

Criado pela Lei Municipal nº 1.240/2001, de 09 de maio de 2001, o Projeto Elo é uma espécie de continuação dos trabalhos das creches, onde as crianças recebem alimentação adequada e noções de higiene. Atualmente, o Projeto Elo atende cerca de 100 crianças, com idade entre 07 e 14 anos, que participam de diversas atividades e oficinas de aprendizagem. Estas oficinas foram implantadas com o intuito de levar ao conhecimento das crianças, técnicas de realização de trabalhos manuais e atividades nas áreas de colagem, jornal, pintura, decoupage, ponto cruz, biscuit, música, dança, educação física e capoeira. O prédio está situado à Rua Adornírio Gonçalves, s/n e funciona das 07:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira, telefone (35) 3741-1740.

Projeto Resgate da Cidadania

O Projeto Resgate da Cidadania foi criado através da Lei 1.370/2003, de 14 de maio de 2003, com o objetivo de resgatar jovens que vivem isolados na sociedade. O Centro de aprendizagem do Resgate da Cidadania atende cerca de 50 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, que estejam freqüentando a escola. Trata-se de um centro educativo que oferece várias oficinas de aprendizagem, sendo elas: mosaico, jornal e colagem, pintura, decoupage, música, biscuit, artes em vidro e madeira e bordados. O atendimento e acompanhamento das atividades e das oficinas são feitos na sede do Projeto Resgate da Cidadania, que está situada à Rua João Romão Siqueira, nº 11, em funcionamento das 08:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira, telefone (35) 3741-2281.

Grupo "De bem com a vida" - Terceira Idade

O grupo “De bem com a vida”, da terceira idade, foi criado com o objetivo assegurar os direitos sociais dos idosos, oferecendo condições para maior integração e participação deles na sociedade. Proporciona aos seus integrantes programas musicais, bailes, teatro, passeios, reuniões e palestras, visando a conscientização do idoso quanto à sua utilidade para a sociedade e para a família. Este programa conta ainda com a parceria do Departamento Municipal de Saúde e do Departamento Municipal de Educação e Cultura, que apoiam a idéia e auxiliam quanto às necessidades de alguns encontros e atividades.

Todos direitos reservados @ Prefeitura Municipal de Botelhos - Minas Gerais - 2017