Bom Dia! Botelhos, terça-feira 19 de março de 2024

Departamento Municipal de Serviços Urbanos Imprimir E-mail

Responsável: Itamar José Begalli - Diretor do DMSU

Cemitério Municipal

O Cemitério Municipal de Botelhos foi fundado por volta de 1.887 sendo que, no ano de 2.003 foram recadastrados os túmulos existentes e, com base nestes dados, realizado um mapeamento geral do cemitério, que permite estimar a quantidade de túmulos identificados, perpétuas identificadas e lotes disponíveis, além dos túmulos e perpétuas ainda sem identificação. O Cemitério Municipal está localizado à Avenida da Saudade, s/n, e fica aberto à visitação diariamente, das 07:00 às 18:00 horas, inclusive aos domingos e feriados. Tendo em vista os túmulos e as perpétuas ainda não identificados, a direção do Cemitério Municipal solicita a todas as pessoas que tem seus entes enterrados em Botelhos, para que procurem colaborar, declarando o nome e o local do túmulo

Coleta de lixo

O Município de Botelhos, atualmente, gera uma média de 6 toneladas de lixo por dia, que são coletados pelo serviço municipal de coleta de lixo e destinados ao aterro controlado, que se localiza no Bairro Santo Antônio, próximo à Cachoeirinha. Todo o lixo depositado no aterro controlado é aterrado diariamente, seguindo as normas da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. A coleta de lixo no Município de Botelhos é feita por dois caminhões coletores, que permanecem em atividade de segunda-feira a sábado. Todas as semanas, exceto quando há chuva, acontece a coleta nos bairros e comunidades rurais.

Estação Rodoviária

A Estação Rodoviária de Botelhos foi construída no ano de 1.975, para facilitar a chegada e a partida dos ônibus da região. Atualmente, a prestação de serviços é realizada por duas empresas de transporte particulares.

Feira livre

Parques e Jardins

Parte integrante do Departamento Municipal de Serviços Urbanos, o setor de Parques e Jardins atende a comunidade e a Administração Municipal em questões ligadas ao assunto. Atua também com apoio técnico às decisões e procedimentos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA. Mais informações na ADESBOT, situada à Avenida Major Antônio Alberto Fernandes, nº 167, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas. Telefone (35) 3741-1511.

Velório Municipal "José Carlos de Paula"

O Velório Municipal foi inaugurado em 2008 e recebeu o nome de “José Carlos de Paula” em homenagem ao servidor público que realizou um levantamento detalhado dos túmulos existentes no Cemitério Municipal, conseguindo desta maneira fornecer dados para o mapeamento deste, que foi feito em 2003. A lei que nomeia o Velório Municipal é a de nº 1597, de 03 de dezembro de 2008. Situado à Avenida da Saudade, nº 300, o prédio que tem capacidade para acomodação de cerca de 100 pessoas sentadas, fica sob a responsabilidade do servidor encarregado pelo Cemitério Municipal.